5 dias pelas Astúrias e um pouco mais - Introdução
Umas férias de Verão a acabar, uma vida de trabalhadora a começar e 5 dias em Agosto sem nada para fazer, levaram-me até às Astúrias, uma região do norte de Espanha. Na verdade, ao longo do post, por questões de simplicidade, referirei sempre viagem às Astúrias visto que foi o nosso grande foco. No entanto, a verdade é que passamos também por alguns sítios que pertencem à Galiza, daí o título ser 5 dias pelas Astúrias e um pouco mais.
Este foi um Verão para passear por Espanha. Salamanca (Dicas para uma visita a Salamanca) e Sevilha (Sevilha - Dicas) em Julho e, quase no fim de férias, foi tempo para visitar uma região que não conhecia.
Fui com a minha amiga Carolina. Partimos de Caminha (localidade no norte de Portugal) numa segunda-feira e regressamos sexta-feira. Queríamos fazer qualquer coisa nesta semana mas não sabíamos bem o quê. Começamos a procurar voos para diversos sítios mas eram todos caros... época alta é assim! Até que um dia o meu pai sugere: "Porque não pegam no carro e vão passear pelo Norte de Espanha". Comecei por investigar o que há para visitar e a região das Astúrias pareceu-me uma excelente ideia! Mas é assim, para ser franca, entre combustível, portagens e estacionamentos não sei até que ponto ficou muito mais barato do que termos apanhado um avião, por exemplo, para Valência que era uma das nossas opções. Como não conseguimos recrutar as outras nossas 3 amigas, os gastos foram só a dividir por dois... Não sei porquê, na minha inocência, achei que não havia portagens em nenhum sítio em Espanha, mas a verdade é que, não só existem, como em algumas auto-estradas é possível usar a nossa Via-Verde. Enfim, custos à parte acho que vale muito a pena.
Ora bem, a viagem de carro foi uma aventura. Nunca tinha sido eu a condutora numa viagem tão grande, 1585.2 km. Apesar de o carro ter ido à inspeção mesmo antes da viagem e ter passado com distinção, nem tudo foi um mar de rosas. À ida para lá um assobio fininho misterioso atormentou-me um pouco a vida. À vinda para cá um ruído que se assemelhava a pipocas a estalar. Enfim, uma aventura! Correu tudo bem, mas o carro acabou na oficina. Não sendo eu uma condutora pro, posso dizer que conduzir nas Astúrias é relativamente fácil. Tendo uma grande região montanhosa, apanhar nevoeiro é quase obrigatório em algumas zonas. No entanto, as auto-estradas estão bem preparadas para isso. O único senão, foram alguns caminhos estreitos sugeridos pelo Waze para aceder a algumas das praias, mas com calma tudo se faz.
Nas Astúrias encontram uma região montanhosa espetacular, uma zona costeira magnífica e uma gastronomia de comer e chorar por mais, por isso 5 dias não são nem de perto nem de longe suficientes para visitar e desfrutar de tudo. Uma vez que a Carolina e eu somos completamente inexperientes em trilhos, optamos por não explorar tanto o parque Nacional dos Picos da Europa e dedicamo-nos mais à zona costeira. Contudo, uma viagem guiada aos trilhos dos Picos da Europa e aldeias em redor está agora na minha bucket list. Para além de tudo, nesta zona existem também algumas cidades históricas como Oviedo, Gijón e Avilés que, mais uma vez, tendo em conta a duração da nossa viagem, tivemos que optar por uma apenas. Um conselho, se estão a pensar em ir às Astúrias aconselho muito a que verifiquem os eventos que existem na altura em que pretendem ir e que façam o vosso roteiro de modo a aproveitar uma ou outra festa. Digo isto pois passamos por Gijón no dia anterior a uma grande festa de Sidra Asturiana.
Este post foi apenas uma breve introdução à minha viagem pelas Astúrias, no próximo detalharei o roteiro. Fiquem a aguardar!
Aqui fica um pequeno vídeo da viagem: https://www.instagram.com/p/CwYQKoPIstu/.
Um beijo,
Káká