5 dias pelas Astúrias e um pouco mais - Onde comemos
Ora muito bem... Se quiserem comer bem numas férias, as Astúrias poderão ser uma boa escolha de destino. Agora é assim, preparem-se! As doses são gigantes. Pelo menos esta foi a nossa experiência. Fazer várias refeições seguidas em Espanha implica uma intensa estratégia em termos de escolhas de fritos. Muita da gastronomia envolve coisas fritas e comê-los em demasia torna-se algo cansativo e enjoativo.
No primeiro dia de viagem, tal como já referi em 5 dias pelas Astúrias e um pouco mais - Roteiro, paramos na Corunha. Aqui optamos por um almoço económico. Fomos até ao La Bombilla. Compramos umas sandes, uma dose de tortilla e uma croqueta e fomos comer para a praia. Este local foi bom e barato!
Seguimos viagem e, mais ao fim da tarde, paramos no El Nordés del Silencio, um barzito com uma vista muito fixe. Aqui decidimos provar a típica sidra Asturiana e... ODIÁMOS! Nenhuma de nós é muito fã de sidra, mas esta conseguiu ser pior do que o que esperávamos. Um conselho, se forem viajar com mais gente, primeiro peçam apenas uma garrafa (são enormes) para experimentarem. Se gostarem, pois há quem goste, peçam mais. Não cometam o erro que cometemos: pedir uma garrafa para cada, 75cl, e ambas não gostarmos. Contudo, houve uma surpresa. A minha amiga Carolina decidiu pedir um cachorro e foi uma agradável surpresa.
Tal como já mencionei no post anterior, chegamos ao alojamento já não muito cedo e cansaditas. Assim, optamos por jantar no restaurante que pertence ao hotel em que ficamos, o Hotel Entreviñes. Estava bastante cheio e notamos que muitas das pessoas que estavam lá a jantar não estavam alojados no hotel. E o que é que eu tenho a dizer? Staff simpático, doses bastante generosas, comida boa e bastante acessível. Pedimos um Chouriço assado em sidra e um Cachopo (prato típico Asturiano). E acreditem, um Cachopo chega e sobra para duas pessoas... Bem, que dose!
Nos Lagos Covadonga almoçamos num dos restaurantes locais, próximo do sítio onde param os autocarros. A vista é top! É assim, não comemos mal, mas também não foi nada de especial. Eu fui na mesma para um prato típico, a Fabada. Achei que vinha muito pobrezinha... muito feijão e poucos enchidos. A Carolina pediu as almôndegas e uma salada que alimentava quase uma família inteira.
Ao jantar fomos ao restaurante Casa Poli. Era giro e a comida bem boa. A partir daqui os nossos gastos em alimentação começaram a ultrapassar um pouco o nosso budget inicial... Começamos por pedir uns queijos asturianos de entrada. Uns eram deliciosos, outros bons e havia um que eu nem percebo como é que é possível alguém gostar! Como pratos principais pedimos os Tortos, huevos e picadillo e o Secreto Ibérico. Gostamos muito! Os Tortos, huevos e picadillo é um prato típico Asturiano e é delicioso. O que desiludiu um pouco foi a sobremesa, a Tarta de Queso. E só desiludiu a Carolina, pois eu já estava tão satisfeita que nem quis sobremesa.
O terceiro dia foi o dia das praias e almoçamos num bar: o Chiringuito La Playa, na Playa San Antolín. Existe um outro bar que nos parecia ser melhor, mas não aceitava cartões. Na verdade o que fomos não foi assim tão mau como as reviews online dizem. Comemos vieiras que estavam boas, um chouriço assado na Sidra e uns Tortos, huevos e picadillo que estavam um pouco "atrás" dos que tínhamos comido no dia anterior.
Ao jantar, fomos ao Parrilla El Chispero que ficava perto do nosso segundo alojamento. Bem, que restaurante bom! Estávamos um pouco apreensivas pois é daqueles que na entrada tem muitas imagens dos pratos e nós não achamos isso nada atrativo. No entanto, era perto de onde estávamos a dormir e decidimos dar uma chance. Valeu a pena! Ora bem, mesmo sem noções decidimos pedir uma tábua com iguarias típicas Asturianas e não só: Cachopo, Costillas, Tortos, Morcilla, Criolo, Lacón, Pollo, Croquetas de Jámon e 3 salsas. Tudo isto vinha acompanhado com uma taça gigante a abarrotar de batatas fritas muito boas e pimentos padrón. Vejam bem a foto abaixo! Mesmo assim acho que a foto não faz jus à realidade. Acreditem em mim, era uma quantidade absurda! Pois bem, tínhamos esta comida toda para DUAS pessoas! Claro que saímos de lá a "abarrotar" e levamos o que sobrou para o nosso almoço do dia seguinte. Aconselho! A tábua que pedimos foi o tamanho M, o mais pequeno que tinham, e dava mais que bem para 4 pessoas. No restaurante têm também uma tábua de Marisco com ótimo aspeto.
Tal como disse, no quarto dia almoçamos o que sobrou do jantar anterior. Compramos pão e juntámos as carnes. Acreditam que mesmo assim não conseguimos acabar tudo? Bem, nesse dia ao jantar, para não estarmos a fazer mais km e como tínhamos gostado do El Chispero, voltamos lá. Desta vez não pedimos a tábua gigante, já tínhamos tido a nossa dose. Optamos por pedir navalhas que, sinceramente, estavam muito aquém do que o que eu esperava. Pedimos também calamares e uns secretos, que vinham acompanhados com as boas batatas fritas.
O último dia, foi dia de regresso a casa. Fizemos uma paragem em Santiago e almoçamos no El Papatorio. Gostei muito. Pedimos umas Croquetas que estavam top. Na verdade, pedir Croquetas é quase sempre uma escolha certa! Para mim acabei por optar por Atum braseado que estava bastante bom. A Carolina optou pelos Montaditos. Quanto às sobremesas, pedi uma Tarta de Queso que não gostei muito. Não há tartas de queso como as que comi em Salamanca (Onde comemos em Salamanca). A Carolina pediu a Tarta de Santiago que era ok.
Conclusão, comemos bem mas nem sempre muito barato!
E assim acabam os posts sobre a minha última viagem das férias de Verão 2023.
Aqui fica um pequeno vídeo da viagem: https://www.instagram.com/p/CwYQKoPIstu/.
Um beijo,
Káká