Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens da Káká

"It's a big world out there, it would be a shame not to experience it." - J. D. Andrews

As viagens da Káká

"It's a big world out there, it would be a shame not to experience it." - J. D. Andrews

02 de Junho, 2024

Caminha - O que fazer

Olá, olá!

Hoje vou falar sobre Caminha, o sítio das minhas férias de verão desde que nasci.

Ora bem, Caminha, uma vila Portuguesa no Norte do país. Mais concretamente, no distrito de Viana do Castelo. Tendo já la passado 24 verões e milhares de fim-de-semanas, hoje venho aqui com algumas sugestões do que podem fazer se passarem por esta vila. Serão quase tudo coisas que já fiz. Claro que as minhas sugestões não serão só atividades a realizar em Caminha, Caminha, mas também noutros locais próximos. Num próximo post, recomendarei alguns restaurantes nas redondezas.

Aviso desde já que a maioria das sugestões será mais adequada para quando o tempo já está mais quente.

Começando pelo centro de Caminha. Tomar um cafézinho numa das esplanadas da praça central, onde está o Chafariz, é um must-do. Praça esta que conta com muitas alcunhas terreiro, vila, pracinha,... O café que mais frequentamos é o Café Central, mais conhecido como Tomás. No entanto, uma ida à Riviera, uma pastelaria da pracinha, é obrigatória para a compra de uns hungaros deliciosos. Se querem comprar legumes e fruta, poderão fazê-lo no centro, na Casa Crespo.

FB_IMG_1716287360144.jpg

Aqui fica uma foto com o Senhor Tomás, o dono do Café Central.

WhatsApp Image 2024-06-02 at 23.17.43.jpeg

Caso queiram ir sair à noite, a Rua Direita está cheia de bares com música e numa das pontas encontram a mítica discoteca Alfândega.

IMG_1256.JPG

Para observarem uma bela paisagem vão até ao Miradouro de Santo Antão.

20220822_201642.jpg

Avançando para a água... comecemos pela magnífica Praia de Moledo, sem vento, uma maravilha! Com vento, bonita na mesma, mas desagradável. É uma praia do norte, contem com água fria. No entanto, há verões em que a temperatura surpreende pela positiva. Para mim, nesta praia, verão o melhor pôr do sol do mundo. Claro, não visitei o mundo todo, mas que acho melhor do que o aclamado pôr do sol em Santorini, acho! Para os mais aventureiros, em dias ventosos, esta praia é um bom local para a prática de Windsurf e Kitesurf. A vista a partir da praia é bem bonita, podem observar o monte de Santa Tecla e o Forte da Ínsua. Quem quiser ir até à ilha do forte pode fazê-lo de barco, apanhando-o na foz do minho. Os mais destemidos também lá poderão chegar em cima de uma prancha de Paddle. Mas atenção é preciso muito cuidado pois as correntes são manhosas. Se quiserem mesmo entrar no Forte, através da Diver Minho, poderão fazer uma visita histórica ou até mesmo um escape room. Vejam mais detalhes aqui: https://diverminho.pt/activities.php. Eu já fiz o escape room e é assim, já tendo feito outros no Porto, em termos do jogo em si, não fiquei maravilhada, no entanto, penso que a experiência no geral vale a pena uma vez que inclui o passeio de barco e ainda podem explorar um pouco do forte.

20210722_115615.jpg

Continuando com as atividades aquáticas. Através da MinhaAventura podem descer o rio Coura em Kayak ou Paddle. Já fiz mais que uma vez e acho uma boa atividade para fazer em grupo. O percurso é relativamente acessível e serão cerca de 2h30 rodeados de natureza. Mais detalhes aqui: https://minhaventura.com/. Outra alternativa para passeios de Paddle e/ou aulas de Windsurf é a escola Lalo & Wind - https://www.lalowind.pt/.

FB_IMG_1716287443799.jpg

Já falei muito de água e atividades aquáticas? Pois bem vou continuar nessa onda. Aconselho uma visita às Azenhas de Vilar de Mouros. Não acho que seja um local agradável para se passar lá muito tempo, a praia é pequena, costuma estar muita gente e, para além disso, comparando com uma praia de Moledo, esta é um pouco podre. No entanto, é um local bonito e bom para um mergulhito. Por último, um mergulho na bonita e gélida Cascata do Pincho também é um must-do. Para os mais destemidos, nesta zona podem fazer alguns percursos e meio que escalar rochas.

Saindo da água e pedalando um pouco podem fazer a Ecovia Litoral Norte entre Caminha e Viana do Castelo ou de Caminha até Valença ou até mesmo Monção. Pegando no carro podem ir até Ponte de Lima e fazer a Ecovia entre Ponte de Lima e Ponte da Barca.

Quer seja de bicicleta, de comboio (os bilhetes podem ser comprados dentro do comboio a um revisor) ou de carro, aconselho um passeio de um dia por Viana do Castelo. Para além de um centro bonitinho, nesta cidade podem visitar o Navio Gil Eanes, ir até ao Kartódromo de Viana, tomar um café no FeelViana ou até mesmo fazer Cable Wakeboard no Wake Park do Feel Viana. Numa visitinha a Viana, para muitos não pode faltar a típica Bola de Berlim do Natário. Admito, não sou fã porque têm canela, no entanto, conheço muito boa gente que adora. Durante o mês de Agosto, têm as festas da Nossa Senhora d'Agonia. São ainda alguns dias de muita festa, cortejos, fogo de artíficio, concertos,... 

De Caminha até Vila Nova de Cerveira são cerca de 15 minutinhos de carro. Aconselho uma ida a Cerveira a um sábado para irem à feira. Embora não tenha muita paciência já lá fiz uns achados que valeram a pena. Para além de um passeio pelo centro aconselho uma ida ao Miradouro e Baloiço do Cervo pois a vista é lindíssima.

WhatsApp Image 2024-06-02 at 23.17.45.jpeg

Já de Caminha a Valença são cerca de 30 minutos de carro.

Um pouco mais longe, para uma viagem de um dia aconselho uma ida até Vigo, com direito a ostras ao almoço no Mercado da Pedra. Caso tenham mais tempo disponível, de Vigo partem barcos para as Ilhas Cies. Ilhas com uma água bem fria mas super cristalina. Já lá fui há muitos anos por isso não sei bem como funciona atualmente nem qual é a oferta de restauração e alojamento que lá existe. Contudo, quando lá fui, a única maneira de lá ficar a pernoitar era acampando. Na ida de Caminha para Vigo ou vice-versa aconselho uma paragem na Tenda da Louça caso queiram comprar louça gira e baratinha.

Outras atividades que já fizemos/ costumamos fazer durante o nosso Verão em Caminha incluem passeios de Jipe pelo monte, passeios a Cavalo e a ida anual ao Festival Vilar de Mouros.

Ficam aqui as minhas dicas de atividades para quem quiser passar umas férias em Caminha.

FB_IMG_1716287415045.jpg

Um beijo,

Káká