Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens da Káká

"It's a big world out there, it would be a shame not to experience it." - J. D. Andrews

As viagens da Káká

"It's a big world out there, it would be a shame not to experience it." - J. D. Andrews

28 de Junho, 2023

Onde comemos na Albânia

Na minha modesta opinião, comemos bastante bem durante estas férias. Na zona mais para norte, no nosso caso Tirana e Durrës, comemos sempre por valores bastante acessíveis. Já nas zonas da Riviera Albanesa, os preços são um pouco mais elevados, porém, na maioria dos casos, mais baixos do que no geral em Portugal. Pela nossa experiência, na grande maioria dos restaurantes os funcionários eram pessoas novinhas, muitíssimo simpáticas e delicadas, mas também muito envergonhadas. Num restaurante ensinaram-nos que cobrar pelo pão é considerado falta de educação. Se forem pessoas muito gulosas não vão para a Albânia com grandes esperanças pois há muitos restaurantes que nem uma sobremesa têm. Chegaram-nos mesmo a dizer que ainda não era "época de sobremesas". Por outro lado, os vegetarianos não terão qualquer problema, pois existem bastantes de opções vegetarianas. Achamos também muito curioso o facto de os pratos virem quase sempre com limões muito cheirosos e sumarentos.

A minha mãe e eu tínhamos decidido que provar pratos tradicionais seria algo que gostariamos de fazer durante a viagem. No entanto, houve alguns que não tivemos coragem de experimentar pois incluem ou miolos, ou intestinos ou partes mais estranhas que não estamos de todo habituadas a comer. 

Em Tirana

Fomos ao Piceri Era "Blloku", um restaurante tradicional albanês. Para mim, o melhor restaurante tradicional de toda a viagem. Comemos meatballs with pistachio and yoghurt (almondegas com pistachio e yogurt) que eram acompanhadas por umas batatinhas estaladiças. Estava uma maravilha! Experimentamos também um prato vegetariano, para mim estranho mas bom, que estava na secção dos pratos tradicionais. Sinceramente, já não me lembro do nome, nem sei muito bem explicar o que era, podem ver a foto mais a baixo. Já o meu pai, esquisito como ele é, optou pelas pork ribs. Decidimos pedir sobremesas mas não achamos grande piada. Tal como já disse, fiquei a achar que sobremesas não é de todo o forte dos Albaneses.

Design sem nome (8).png

Para experiementar o típico churrasco albanês fomos ao Zgara Te Pazari. Pareceu-nos que neste restaurante estavam bastantes "locais" a almoçar. Quanto ao churrasco em si, pedimos um large mix (na foto já tínhamos comido um pouco). Foi uma boa experiência para provar o típico churrasco albanês que tem algumas carnes diferentes do que os que estamos habituados num churrasco cá em Portugal. Acho que todos gostamos e os funcionários do restaurante eram muito divertidos. No entanto, achamos que um churrasquinho em nossa casa não fica nada atrás...

20230611_133115.jpg

Por fim, o último restaurante a que fomos em Tirana e que aconselho bastante, sobretudo para experimentar pratos típicos, foi o Oda Garden. Existem dois restaurantes Oda que pertencem à mesma família. O Oda Garden e o Oda. Optamos pelo Oda Garden para jantar e, não sei como é o outro, mas o Garden vale muito a pena. O espaço é girissimo, aquele que nos pareceu o dono era muito simpático e tivemos o prazer de ouvir uma banda a tocar músicas tradicionais albanesas e não só. Para além disso, a comida também era boa. Primeiro trouxeram-nos um pão que, meu deus... só mesmo provando, era delicioso! Tentamos definir aquele sabor de alguma maneira e chegamos à conclusão que era uma mistura de bôla (sem os enchidos) e broa. mas em formato levezinho. Se vos parecer estranha esta definição, não há nada como irem lá provar. Para quem não se quer aventurar nos pratos com as entranhas e miolos, não restam muitas opções sem serem vegetarianas na ementa. Optamos novamente por umas meatballs (não tão boas como as outras, mas eu gostei na mesma), uma spinach pie e o veal chop. Não tenho fotos da comida, mas aqui fica a minha mãe no restaurante.

20230611_204654.jpg

Não tivemos oportunidade de ir, mas o guia da walking tour aconselhou o restaurante Tymi para churrasco albanês e o Komiteti café para experimentar a típica bebida albanesa, o Raki. Nós acabamos por provar mais tarde e QUE BEBIDA POTENTE.

Em Berat

Em Berat estavamos à procura de um restaurante com comida típica e acabamos por entrar no Mbrica Restaurant Traditional Food. O restaurante tem uma esplanada muito agradável e umas vistas muito boas. Foi neste almoço, tal como escrevi no post anterior, que fomos surpreendidos por uma grande chuva que obrigou toda a gente a entrar para uma pequena sala para acabar de comer. Uns de pé, uns sentados num banquito, outros a usarem pequenos armários como mesas, ...

Em Himarë

Uma vez que Himarë foi o local onde ficamos mais tempo alojados, tivemos oportunidade de experimentar vários restaurantes.

Fugindo um pouco ao tradicional e em busca de refeições mais à base de peixe fomos Himare' 28, Valentino e Piazza. Gostamos muito dos três, sendo que o Valentino é o mais em conta de todos. Todos eles ficam junto à praia principal. Tinham-nos dito para experimentarmos o polvo nesta zona da Albânia. A minha mãe e eu não temos mais nada e... nos três restaurantes pedimos pratos de polvo. Todos diferentes e muito bons. O polvo da foto é o do Himare' 28. Para além do polvo pedimos outros pratos igualmente saborosos em cada um dos restaurantes. No Himare' 28 uma massa com marisco muito muito boa e uma costoleta. No Valentino uns mexilhões com um molho divinal, um peixe grelhado e umas batatinhas fritas muito apetitosas. Já no Piazza, uns mozzarela sticks, umas lulas fritas e uma espetada que o meu pai gostou muito, foram os pratos que escolhemos.

20230613_222308.jpg

Mais para o tradicional, optamos por ir ao To Steki sti Gonia e ao Taverna Pirosia. O primeiro para além de pratos tradicionais albaneses, tem também pratos tradicionais gregos. Se optarem pelo segundo, no fim da refeição têm direito a um pequeno miminho.

Aconselharam-nos também o Rapo's Resort Bar, mas tendo em conta as surpresas metereológicas acabamos por não ir lá.

Um dos dias decidimos ir tomar o pequeno almoço fora e escolhemos o Manolo Beach Bar.  Comemos umas panquecas bem boas e uma espécie english breakfast. Para beber optamos por café com leite e sumos naturais de laranja. Digo-vos uma coisa, em quase todos os sítios na zona das praias em que pedimos sumos naturais de laranja eram todos deliciosos, muito docinhos e bem servidos.

20230613_093039.jpg

Em Ksamil

Em Ksamil, tal como já referi no post anterior, fomos ao The Mussel House. Um restaurante num local maravilhoso, com peixe de mar fresquinho e uma grande variedade de pratos com mexilhões. Neste restaurante a conta facilmente é um pouco mais elevada, mas achamos que o peixe fresquinho e o mix de marisco que pedimos valeram a pena.

Design sem nome (9).png

Em Durrës

No meu último jantar por Terras Albanesas, fiz uma exigência à minha família. Não me queria vir embora, sem voltar a comer as típicas almondegas com yogurt. Pode-vos parecer um prato banal, mas eu gostei mesmo muito da mistura das duas coisas. Até já tentei recriar cá em casa, mas não correu tão bem como esperava. Preciso de ir em busca de um yogurt melhor... não sei se vou encontrar um tão bom como os que experimentei lá. Mas bem, vamos ao que interessa, acabamos por escolher o restaurante Mema House que tem vários pratos tradicionais. Aqui o prato das almondegas não vem com o yogurt, é preciso pedir à parte. Mas eu como já sabia que adorava a combinação, lá pedimos o yogurt. O meu pai seguiu as minhas pegadas mas sem o yogurt pois diz que este tipo de yogurtes naturais lhe sabe meio a queijo. A minha mãe optou por uma salada de marisco que, apesar de ter gostado, ficou supreendida com o conceito deles de salada. Tinha apenas duas ou três folhitas verdes e o resto era tudo marisco. Neste restaurante conseguimos, finalmente, encontrar uma sobremesa que achamos que valia a pena. Um bolo de chocolate que. para além de ser bom, era muito fofo.

Design sem nome (10).png

Por último mas não menos importante, a cerveja Korça foi a cerveja Albanesa que os meus pais mais gostaram.

20230610_184018.jpg

Assim, ao fim dos 3 posts, termina o resumo da nossa viagem à Albânia! Para descobrirem algumas dicas para a vossa viagem à Albânia leiam Dicas para uma viagem à Albânia e para descobrirem mais sobre o nosso roteiro leiam O nosso roteiro de 7 dias pela Albânia. Poderão também encontrar um mini vídeo sobre estes dias em https://www.instagram.com/p/CtwiAmHoXAT/.

Um beijo,

Káká

2 comentários

Comentar post