Paris - O que visitámos (dia 2)
Alô, alô,
Cá estamos novamente para falar sobre Paris. Vamos agora ao segundo dia. Neste post falarei sobre a Casa da Emily, o Panthéon, a Shakespeare and Company Bookshop, a Bourse de Commerce, os Champs-Élysées, as Galerias Lafayette e o Palais Garnier.
Começamos o nosso dia em direção à casa mais famosa de Paris... sim, estou a falar da Casa da Emily (cof cof). A casa fica na Place de l'Estrapade nº1. Nesta praça encontram também o restaurante mais famoso. Claro que estou a falar do Restaurante do Gabriel. Como uma série é capaz de tornar uma praça sem nada de especial numa atração turística.
O Panthéon fica mesmo pertinho da casa da Emily e foi para lá que nos dirigimos. A entrada para menores de 26 é gratuita, já para os adultos tem um custo de €13. Neste momento e até Setembro de 2024, na cripta do Panthéon podem encontrar a exposição "Vivre à en mourir. Missak Manouchian et ses camarades de Résistance au Panthéon". Aqui encontram documentos originais, reproduções de arquivos e fotografias, os cadernos manuscritos de Missak Manouchian e algumas das últimas cartas dos condenados, incluindo a carta de Missak a Mélinée... Missak Manouchian é um símbolo da Resistência na Segunda Guerra Mundial. Missak refugiou-se em França depois de ter sobrevivido ao genocídio arménio e ingressou na resistência comunista francesa em 1943. Achei esta exposição bastante interessante. Para além disso, podem apreciar toda a arquitetura do Panthéon, ver muitos túmulos de pessoas importantes, observar o Foucault's pendulum que estava para restauro quando lá fomos e subir ao panorama se forem entre 1 de Abril e 31 de Outubro.
Em seguida voltamos a tentar a nossa sorte na bonita livraria Shakespeare and Company. Quando lá chegamos, estava novamente fila. No entanto, desta vez, decidimos aguardar pacientemente. E, durante esta espera, descobri que se fizerem uma encomenda no formato click and collect (suponho que dê para fazer no site da livraria), não precisam de esperar para entrar. Por isso, se houver algum livro que queiram, façam a encomenda previamente. Assim, podem entrar nesta bonita livraria sem demoras. Relativamente aos livros, não achamos que fossem muito caros.
No caminho para o almoço passamos ainda numa outra livraria, a Album Comics. Esta é mais dedicada à venda de livros de banda desenhada e outras coisas "nerds" como funkos, merchandising do Harry Potter,... Como pessoa que gosta do Harry Potter, não pude sair de lá sem um mini livro muito fofo sobre os feitiços que aparecem nos diferentes filmes/livros.
A seguir ao almoço passamos pela Bourse de Commerce, um edificio bem bonito que acolhe algumas exposições. Como não entramos, não tenho muito mais informações. No entanto, aqui fica o link: https://www.pinaultcollection.com/fr/boursedecommerce.
Entretanto, passamos pela Louis Vuitton (LV) dos Champs Éysées. Não, não fomos às compras, fomos apenas ver a fachada do novo edificio que descobri recentemente que vai ser um hotel da LV. Está engraçado, é uma mala gigante. E a fila que estava para fazer compras na Louis Vuitton? Bem nunca tinha visto nada assim para entrar numa loja destas.
De mãos a abanar percorremos os Champs Élysées até à Place de la Concorde que está em obras por causa dos jogos olimpicos. Daí fomos a pé até às Galeries Lafayette. Subimos até ao último piso para observar a vista magnífica sobre Paris. A entrada neste terraço é totalmente gratuita. No entanto, preço reduzido (neste caso nulo) corresponde a uma quantidade grandita de turistas, mas vale a pena. Descobrimos, recentemente, o The Printemps Rooftop Terrace como alternativa para uma boa vista também.
A cúpula de vidro dentro das galerias também é bem bonita.
Bem, após estes passeios todos já estavamos bem em cima da hora do espectáculo de Ballet da Ópera de Paris que fomos ver no Palais Garnier. Primeiro, o interior da Ópera é lindíssimo. Segundo, os lugares que escolhemos eram top. Terceiro, os cenários do ballet eram espectaculares. Por último, mas não menos importante, a bailarina principal tinha um pé de outro mundo. Que coisa espectacular. Que espectáculo bonito que foi. Todos eles era muito bons como já esperava. Agora vamos a coisas mais práticas. Arranjar bilhetes é uma tarefa árdua. Em Novembro decidi ir ver que ballets iriam estar em Março quando fossemos a Paris. Ora bem tínha o D. Quixote na Ópera Bastille e o La Fille Malgardé no Palais Garnier. Ora bem, eu gosto muito do D. Quixote e nunca tive oportunidade de ver ao vivo, no entanto, o Palais Garnier é o Palais Garnier, por isso a escolha foi fácil. Vi em a partir de que dia os bilhetes estariam à venda. Se não estou em erro dia 17 de Novembro às 11h (Portugal). Estive a analisar bem os lugares para tentar perceber visibilidade/ preço quais seriam os melhores. Assim, 17 de Novembro às 10h59 lá estava eu no site da Ópera para ver se conseguia os bilhetes que queria pois havia poucos dessa categoria e queria garantir que os conseguia. Bem, chegou às 11h e onde é que fui parar? À fila de espera para entrar no site... O que é que aconteceu quando consegui entrar no site? Os lugares que queria já estavam esgotados. Bem ligo ao Pai, ligo à Mãe pois eles é que financiaram este espectáculo e, após conversas apressadas e problemas com o pagamento, lá conseguimos bilhetes para uns lugares ligeiramente mais caros do que o previsto inicialmente mas que, na minha opinião, valeram cada cêntimo.
O ballet foi às 19h, por isso, quando terminou ainda fomos jantar. Após o jantar, queria muito ir ver a Torre Eiffel iluminada. E assim foi, apanhamos o metro e fomos até ao Trocadèro ver este grande símbolo Francês iluminado. Estava bastante gente e estava um ambiente bem fixe. Assistimos a um rapaz a cantar que estava a animar toda a gente que o rodeava.
Que dia mega!
Podem descobrir mais sobre:
O Arc de Triomphe, o Trocadèro, a Torre Eiffel, a The Abbey Bookshop, a Shakespeare and Company, o Louvre e o Moulin Rouge em Dia 1;
Versailles e à Basílica do Sacre Coeur em Dia 3;
O Père Lachaise, o Jardim do Luxemburgo, um Starbucks muito bonito e um restaurante com um interior maravilhoso em Dia 4;
Locais onde comemos em Paris - Onde comemos.
Aqui fica um vídeo sobre a nossa viagem: https://www.instagram.com/p/C5dLd3SIh8G/.
Fiquem atentos!
Um beijo,
Káká