Uma viagem gastronómica - Euskalduna Studio
Olá, olá,
Hoje vou falar de um tipo de viagem diferente, uma viagem gastronómica. Há já muito tempo que queria experimentar um Restaurante com estrela Michelin e o sítio escolhido foi o Euskalduna Studio. Euskalduna significa Vasco, o primeiro nome do Chef proprietário do espaço. Pois é, foi uma reportagem na RTP que nos fez escolher este restaurante. Se sou uma grande entendida em comida, não. Mas que gosto de comer e experimentar coisas novas, com certeza. Portanto, aqui fica a opinião de uma leiga nestas andanças. Disclaimer, não tenho assim muitas fotos e as que tenho, a qualidade não é a melhor. Vídeo ainda tenho alguns, mas não dá para os publicar.
Para além de comida bastante boa e diferente (como já esperava), toda a experiência superou as minhas expectativas e quebrou todos os estereótipos que tinha. O ambiente descontraído e simpatia dos Chefs (ou cozinheiros, não sei muito bem qual o seu título), deu um toque especial à nossa experiência.
Tínhamos a nossa reserva para as 13h. Chegamos, a porta estava fechada, não encontramos a campainha (está bem escondida, tentem descobrir), acabamos por bater à porta e vieram-nos receber e encaminharam-nos para os nossos lugares. As reservas para duas pessoas só podem ser feitas para a mesa do Chef. Que no fundo é ficar ao balcão. Acho que torna a experiência muito mais interessante pois pudemos ver uma parte da preparação dos pratos, o empratamento de praticamente tudo e ainda conversámos com os Chefs, especialmente com o Chef Gonçalo (bem simpático e que nos fez uma bela surpresa). O restaurante é escuro, tem um ambiente acolhedor e vibes asiáticas (não é que algum dia tenha ido à Ásia). Pouco depois de nos sentarmos, o primeiro momento não tardou a chegar. O menu é constituído por 10 momentos, mas podem ter uma ou outra surpresa. Digo-vos uma coisa, para mim, o primeiro momento, foi o melhor. Uma coisa crocante com gambas e caviar, ui que delicia. E o segundo, a Panqueca de Ostra, foi o que menos gostei. Foram quase 3h a experimentar todos aqueles pratos bonitos e saborosos enquanto os Chefs nos explicavam cada um deles e ao mesmo tempo conversavam connosco. Aqui não há propriamente empregados de mesa, quem cozinha, é quem nos serve também.
O que achei mais fascinante é que cada prato, embora pequeno, leva bastantes elementos diferentes, muitos dos quais demoram ainda algum tempo a ser preparados. Claro que já tinha visto coisas destas na televisão, mas experienciar é sempre diferente. Quando digo elementos diferentes, não significa necessariamente que sejam ingredientes diferentes. Comemos um prato que era brócolos, brócolos, brócolos, brócolos e brócolos. Todos preparados de maneira diferente. Foi um dos pratos que mais me surpreendeu pelo facto de serem só brócolos, algo simples, mas preparados de maneiras diferente (imagem abaixo).
Entretanto, ao longo desta jornada de degustação, descobri a minha nova erva aromática favorita, vinha a acompanhar o gelado de um dos momentos doces. Infelizmente não vos posso dizer qual é pois já não me recordo do nome. Também não se arranja cá nos supermercados, por isso, nem vale a pena. Para harmonizar o menu, têm a possibilidade de selecionar um pairing de vinhos ou de infusões ou então simplesmente bebidas "avulso". Não sendo eu uma especial apreciadora de vinhos, nem de infusões, optei por beber água (ups) e uma infusão de flores. A minha mãe seguiu o mesmo caminho. O melhor de tudo foi que antes de escolhermos a infusão que ia acompanhar o nosso almoço, pudemos experimentar algumas para fazer uma escolha mais acertada. No meio desta experiência maravilhosa só houve uma coisa que não gostei muito. No final, quando vem a conta, vem também já a sugestão de gorjeta incluída. Claro que podemos dizer que não queremos dar, mas é sempre aquela coisa. Contudo, acho que aquela equipa simpática, prestável e engraçada (sim, alguns deles eram mesmo engraçados) merece.
Podia escrever aqui muito mais sobre a nossa experiência. Relatar mais as surpresas que tivemos, detalhar mais o que comemos ou até mesmo falar mais sobre os Chefs, no entanto, acho que isso tiraria a magia no caso de quererem experimentar também. Olhem que aconselho bastante! Se pesquisarem na Internet não vão encontrar nenhum menu disponível. A cada duas semanas (mais ou menos) alguns pratos saem do menu e outros entram. Mais ou menos ao final de dois meses, têm um menu completamente diferente. Não me importava nada de voltar lá daqui a dois meses, porém, ir a um restaurante destes requer uma poupança também.
Não é que tenha experimentado outro restaurante deste género, no entanto, se também têm curiosidade, acho que o Euskalduna é uma excelente aposta.
Um beijo,
Káká